É POR MUITO MAIS...OU MENOS.




Podemos olhar para o que está acontecendo por vários ângulos, sabemos que o que estamos vivendo é algo muito intenso, e como sabemos, muita intensidade pode gerar pouca durabilidade, nessa hora é preciso um esforço muito grande para que possamos discernir esse tempo em que uma nação inteira vai para as ruas ebulir seus direitos e reivindicações que foram se acumulando por décadas de injustiça, desigualdade, corrupção e abandono.

Os brasileiros, assim como os que o “governam” ainda tentam entender o que está acontecendo com o Brasil, e nesse exato momento reúnem-se para tentar discernir, mas de onde surge essa massa adormecida? essa reação popular que estava até ontem comemorando as esmolas e que de “uma hora pra outra” traz suas inúmeras indignações, como quem "cospe no próprio prato". É preciso cautela, ha muita desproporção e indefinição sobre que rumo ou para que norte estamos apontando, falta-nos foco?

Por outro lado, a mídia por sua vez vem tentando encontrar um tom equilibrado para não sofrer o dano da “revolta”, por ser soberana, parcial e tendenciosa, vai tentando filtrar e minimizar tudo quanto puder, em edições, em narrativas em reportagens compradas que centralizam o vandalismo e a “violência, e dessa forma corresponder com os interessados por transformar esse momento emblemático em mero carnaval antecipado, que logo vai passar.

Contudo, diante de tudo que temos visto e vivido, surge mais um questionamento, quem vai assumir a direção disso tudo? Um movimento novo que naturalmente emerge das redes sociais, que tem como princípio a realidade imediata de quem fala e de que ouve em tempo mais do que real, bem como a resposta nas ruas, enquanto isso o mundo olha para nós e de forma amigável apresenta seu apoio e incentivo.

Por fim, a exacerbação do foco no vandalismo e na revolta, coisas que poderiam ser muito bem resolvidas se houvesse uma política de segurança eficiente, vão se tornando a estrela do movimento, mostra sua força pelo mal que conduz, e como a mídia se alimenta do mal alheio, aproveita pra virar a mesa, se não encontrarmos uma voz e um líder pra esse momento, mesmo ciente de que fiz a minha parte, correremos juntos o risco de todo esse esforço ter nos custado nada mais que vinte centavos.


Alex Possati (reflexão)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVRE ARBÍTRIO

Nossas Relações "Promiscuas"

Natal de Lixo No Luxo do Natal